sexta-feira, 2 de março de 2012

Email Eficiente - uma opção de como se comunicar!



O e-mail é hoje um meio de comunicação essencial nas relações sociais e de negócios. Através da internet, é possível passar a mensagem instantaneamente ao destinatário. Porém, ter um bom texto não basta para que a informação chegue e seja compreendida pelo receptor. O e-mail precisa estar completo: endereço, título e, ainda, parâmetros de controle. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e profissionalismo.


·    To (para) – endereço de destino a quem será encaminhado a mensagem;
·    CC (com cópia) – para inserir os contatos que receberão a mensagem com cópia, para também terem acesso ao conteúdo. A intenção é mostrar ao destinatário que mais pessoas têm ciência do assunto.
·   CCO (com cópia oculta) – para inserir os contatos que receberão a mensagem com cópia, para também terem acesso ao conteúdo. Porém, o destinatário não saberá que outras pessoas tiveram acesso. Utilizado para questões de aparente sigilo e privacidade.
·    Subjet (assunto) - deve registrar em síntese a mensagem presente no corpo do e-mail ou anexa. A intenção é chamar a atenção do destinatário e também dos contatos copiados, para que sejam motivados a abrir e ler o conteúdo.
·    Conteúdo - a mensagem, além de trazer a informação, deve trazer também sinais da boa educação, da cordialidade e mesmo na condição fria da internet deve ter um tom de carinho e dedicação. É importante redigir e-mails com clareza e objetividade para não confundir ou aborrecer o destinatário. Seja objetivo e aumente as chances de ser compreendido.



·   Referência – Embora o natural seja o registro do nome completo, virtualmente não é problema registrar apenas o primeiro ou até mesmo o apelido. A facilidade para escrever e enviar uma mensagem estimula a informalidade e a linguagem em tom coloquial. No entanto, alguns destinatários podem interpretar de maneira errada. Ao escrever, pense em quem vai ler e reserve a intimidade para os amigos. Lembrando que a intimidade não é um valor que se adquire, conquista-se. Para saudar o destinatário, as condutas formais como bom dia, boa tarde e boa noite, são importantes. A mensagem deve conter o registro da informação, para isto é bom seguir algumas regras. Em ambiente profissional, por exemplo, é melhor abrir mão de histórias, adjetivos e concentrar em verbos e frases curtas. Quanto maior o tamanho, menor a capacidade de fazer o destinatário ler. Não esqueça de assinar, se escreveu é correto e educado se identificar.
  • Segurança - ao encaminhar e-mails para uma lista de amigos, conhecidos e clientes recomenda-se mandar para si próprio, no campo To (para), e os outros endereços eletrônicos com cópia oculta, no campo CCO. Assim, todos receberão a mensagem e terão os endereços de e-mail preservados.
É importante ressaltar que o envio massivo de e-mails sem o consentimento do destinatário é considerado SPAM. Publicar e-mails dos seus contatos é sem dúvida uma falha grave no processo de privacidade.
SPAM, o envio de mensagens a outros, sem o consentimento, publicar os e-mails das pessoas é sem duvida falha no processo de privacidade.

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