terça-feira, 13 de março de 2012

Nuvem - Tecnologia que precisa de muito planejamento!

A NUVEM é a tecnologia que mais se debate e discute. É sem dúvida o divisor de águas entre o meio físico e o mundo virtual, extrapolando os limites da empresa e permitindo uma conexão remota de qualquer ponto com internet. A conexão Ponto a Ponto utilizando a rede pública e suas extensões sem limites.

Este assunto está publicado na Computerworld e além de comentar dos pontos positivos, também registra as preocupações: Segurança dos dados com as diversas possibilidades de conexão pela rede pública; Requisitos de funcionamento, com contingências, evitando ficar parado diante de uma ou mais falhas; Garantia de não violação dos dados seja pela equipe INTERNA ou mesmo por jogadores externos.

É por isso que é necessária uma equipe de TI bem informada para comunicar o impacto significativo que a computação em nuvem pode ter nos negócios. (IEEE - Computerworld)

A mudança deve ser bem pensada, crescer além dos limites físicos, compartilhar no DATACENTER bandas e processadores disponíveis podem realmente reduzir os custos, mas devemos lembrar que a rede local ainda demandará muitos serviços locais. Justificando uma análise minuciosa se a redução vai ser mesmo significativa a ponto de ser implementada agora, neste momento, neste contexto.

99% tem uma diferença de 100%!
Para ser bem simples, a NUVEM não absorve 100% dos serviços de um escritório ou empresa. A sua utilização é focada para o uso da APLICAÇÃO, sistema que no conceito ERP, controla a empresa desde a compra, estoque, folha de pagamento, faturamento e gestão administrativa/auditoria. Ficam de fora os serviços locais de Domínio, Arquivos (planilhas, contratos, documentos que no dia a dia da empresa se acumulam e precisam de backup e segurança de acesso), impressão (servidor de impressora), gestão de consumo de banda da internet (gerenciamento do que acontece na estação enquanto se está navegando na internet).

Desta forma, o projeto NUVEM é a viabilidade operacional para muitos modelos de negócios, mas não é para 100% deles. Antes de tomar uma decisão, vale considerar a condição, investimentos e eventualmente opção de ter que retornar a condição mista. A condição MISTA envolve ter a NUVEM a partir da própria empresa, que mantém em rede local a maioria dos serviços e disponibiliza em IP pela rede pública acesso remoto para um número reduzido de conexões.


A conclusão é que existe modelo e solução para todos os negócios, projetos e o SENHOR da decisão precisa estar bem ligado, instruído, entender que os pontos POSITIVOS e NEGATIVOS (riscos) vão envolver o negócio da sua empresa. Se este processo é muito complicado, vale a SUGESTÃO: Procure um consultor de confiança e analise novamente se esta decisão é a mais acertada.


4 comentários:

  1. Os riscos são justificados pela relação do negócio ou empresa com a tecnologia. Mesmo tudo apontando para uma resultado positivo, bom, justifica uma avaliação dos resultados e requisitos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a computação nuven ainda cai crescer muito no Brasil. Mas ainda precisamos de uma internet mais rápida que a que temos atualmente. Obrigado por tirar o tempo para escrever este post.

    ResponderExcluir
  3. Fábio, mesmo com a qualidade comprometida, a NUVEM já é uma realidade. O crescimento, acredito, que dependerá mais de boas aplicações e capacidade das equipes de se adaptarem. Claro que depende também dos gestores, que precisam estar preparados e prontos para este degrau novo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Pedro. A computação nuven já é uma realidade. O que quiz dizer é que ainda existem muitas áreas em que não usamos este tipo te tecnologia e que podemos começar a usar para o benefício de nossos clientes, empresas e projetos.

    ResponderExcluir