terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Medidas e Controles em contexto de TI!

Medida é parâmetro da gestão preventiva e planejada!

Qual a capacidade da sua INTERNET? Qual a capacidade do seu celular? Qual a capacidade do seu computador? O limite ou capacidade são pontos que nem atentamos e são informações de certo ponto sem relevancia, até que se tenha um problema!

Este é um tema IMPORTANTE e identifica as diversas métricas para equipamentos ou serviços e pode ser o diferencial da eficiência no resultado quando se planeja ou há uma atitude preventiva. No livro "Arte da Guerra" do General TSU, o registro é que o resultado depende do conhecimento e da atitude de resposta a este conhecimento.

Como é feito o BACKUP? Ou melhor, quando são feitos os testes de RESTORE dos dados certificando que a cópia de segurança está sendo feita regularmente?

Quando planejar o UPGRADE de memória ou espaço de arquivos? Quando planejar a contratação de maior quantidade de serviço de INTERNET ou de TRÁFEGO?

As questões relacionadas a tecnologia acabam ficando sempre na mão do Responsável pela TI. Com isto sem perceber, a empresa que está muito interligada e diretamente relacionada a tecnologia da informação, seja para comunicação, armazenamento ou processamento pode PARAR! Sem que tenhamos gestão ou influência sobre o sucesso no resultado final. A empresa precisa faturar, mas sem a TI, o processo trava. Não adianta reclamar. Em algum momento deverá haver uma conversa a respeito. Sem conhecimento, poderá ter que autorizar investimentos. Sem a capacidade correta de entendimento ou de medida,  se deve ou não fazer, terá que aprovar na URGÊNCIA ou IMPROVISO!
URGÊNCIA ou IMPROVISO

A gestão da responsabilidade precisa de conhecimento e medidas. A execução pode até ser terceirizada, mas sem controle com medidas para identificar pontos de OK, ALERTA ou CRÍTICOS que justifiquem alguma decisão ou atitude.

As medidas podem inclusive auxiliar na parametrização dos controles, onde tudo é muito automatizado: acende-se uma LUZ ou mesmo quando a VERDE, passa para AMARELO ou VERMELHO! Como também entender a leitura destes pontos. 

A INDICCA.COM tem se especializado neste posicionamento de medidas e prevenção, identificando onde e como adicionar medidas e sobretudo como acertar a alteração de STATUS dos controles. O resultado na gestão da infraestrutura em TI acompanhando serviços e equipamentos e assim GARANTINDO o funcionamento sem falhas e interrupção por acidentes.

Sem MEDIDAS, não há como definir METAS e nem como acompanhar a evolução dos processos, muito menos GARANTIR o funcionamento ou resultados eficientes. Tudo vira obra do improviso ou de coincidências.


5 comentários:

  1. As medidas e controles em TI estão focados em sinais para Equipe Técnica e nunca para o usuário que é o grande ponto de relevância da Tecnologia da Informação.

    ResponderExcluir
  2. Disponibilidade da INTERNET pode medida na taxa de UPLOAD (envio) e DOWNLOAD (Recebimento). Quando está conectado em Vídeo Conferência a taxa de utilização é sempre a MENOR que tenha contratado e provavelmente está no limite do contrato da garantia oferecida!

    Tem como acompanhar ON LINE a taxa de uso! Medida é a condição de controle e para se administrar porque ESTÁ tão LENTA a sua internet!

    ResponderExcluir
  3. A medida de 1 ou 10 Mb, ou até mais no contrato da Operadora significa quantidade instantânea, no celular o contrato de 500 Mb ou mais é a quantidade trafegado no mes! Embora sejam um serviço de internet estão em MUNDOS DIFERENTES onde o CELULAR significa sempre baixa velocidade, seja 3G ou quem sabem está nova tecnologia que está chegando 4G.

    ResponderExcluir
  4. Medida de qualidade em TI pode ser analisando o tempo de parada e quantos incidentes acontecem no dia!

    Quantas vezes o sistema parou na ultima semana? se é um fato frequente então a qualidade da TI tem STATUS de Alerta ou Crítico, dependendo de quanto a empresa depende da informática e deste setor para funcionar.

    ResponderExcluir
  5. Uma medida muito IMPORTANTE é o TEMPO DE AUTONOMIA do Nobreak, ou seja, quanto tempo ele vai permitir, mesmo sem energia, que o computador funcione.

    Imagine está medida para um SERVIDOR de rede que tem toda a empresa conectada LOCAL e REMOTA (via mobilidade) se o servidor cai, sem energia para funcionar!!?

    ResponderExcluir