INDICCA.COM (Responsabilidade Sócio Ambiental)

Limbo do PRODUTOR RURAL

Limbo é a região de contexto de alto risco que qualquer produtor rural se encontra na sua atividade do dia a dia!

Sou muito mais URBANO que da Roça, sou extremamente relacionado à tecnologia, internet e mobilidade, que atividades agrícolas ou rurais, mas um pé no CURRAL ou HORTA é um fato que tenho.

Atualmente, um pouco mais em função de participação em um projeto relacionado a TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, e com isto estudando formas de como VOLUNTARIAMENTE promover uma atividade de RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL.

Uma atividade puxa a outra. O tratamento de resíduo direciona para reciclagem e na sequência, COMPOSTAGEM ORGÂNICA e até agora, nos transformando em produtores de Horta Orgânica. Ao final estamos no LIMBO - PRODUTOR RURAL.

O LIMBO entendendo como uma região de alto risco de estar comprometido com atitudes tidas como ilegais! Veja bem: COLOCAR O LIXO NA RUA é uma atividade sem risco nenhum. Por questões voluntárias, ou mesmo por obrigação legal, ter atitudes de RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL e/ou se tornar um PRODUTOR RURAL, com toda certeza estará caminhando para um projeto de alto risco de se tornar um ILEGAL, ou seja, caminhando a passos muito largos para o LIMBO do PRODUTOR RURAL.

Jogar o lixo na RUA para ser coletado e ir para o Aterro Sanitário, vulgarmente chamado de LIXÃO, nenhum problema, tudo certo e legal! Tratar o lixo, resolver ser responsável é isto mesmo, pode se tornar um ILEGAL sem perceber e cometendo um CRIME contra o meio ambiente. Pior é achar que existe algum incentivo para auxiliar. Não existe! Na realidade existe vários ENTRAVES, BUROCRACIAS, CUSTOS, TAXAS e continua a possibilidade de ser um ILEGAL. Uma vez no LIMBO do PRODUTOR RURAL todas as condições são desfavoráveis.

Se estiver em sua propriedade rural utilizando a água que nasce ali ou passa por ela, é preciso pagar uma taxa de Autorga (para o governo, que não retorna em absolutamente nada), contratar um projeto de agronomia para definir e qualificar o uso (que só serve para documentar para o governo, no sentido de cobrar a TAXA de Autorga e não vai retornar em absolutamente nada) e no final, ainda terá que reservar uma área de 20% da propriedade para se tornar VERDE (que terá que proteger, cuidar e não lhe retornará em absolutamente nada). Pior, a reserva de 20% é um outro projeto agrônomo de medição para ser apresentado ao Governo, que demora cerca de dois anos ou mais para validar e até isto tudo acontecer, qualquer uso da água é ilegal e passível de ser colocado como CRIME AMBIENTAL e aí o LIMBO!

Se estiver na cidade e jogar água na RUA para reduzir a POEIRA é legal e não tem nenhum problema! Se usar a água para lavar o CARRO é legal e não tem nenhum problema! Se usar o esgoto para poluir o RIO é legal e não tem nenhum problema. Inclusive vale o registro, que a maioria das companhias de água e esgoto o fazem, cobram pelo serviço de abastecimento da água e tratamento do esgoto, mas só fazem um dos serviços cobrados e é legal sem nenhum problema.
Na cidade podemos fazer qualquer coisa sem nos preocupar com a questão Sócio Ambiental, na Roça é crime que o Xixi da VACA vá para o manancial. Além de ter a obrigação de implementar tratamento de esgoto do curral, tem que CERTIFICAR por um profissional qualificado para isto e só terá valor depois que todos os Funcionários Públicos carimbarem como VÁLIDO. Esta VALIDAÇÃO pode durar uma vida inteira. Até lá está no LIMBO, região de RISCO iminente de ser PRESO.

Quando o Produtor Rural deixa o gado pisar em alguma área de nascente, reduzindo o risco do LIMBO, por que é isto, sem a nascente ele tem menos risco de estar cometendo uma ilegalidade, se descoberto sai do LIMBO e vai para a CADEIA. Na cidade, se o esgoto cai no RIO e polui todo o ecossistema é certo e ninguém vai para PRESO.

Estar na Roça é um problema de tamanha proporção que está mesmo difícil entender. Como alguém ainda se sujeita a esta região do LIMBO e conviver com a iminência de estar PRESO por infringir uma lei Sócio Ambiental.

Na cidade apenas usufruímos, sem muita responsabilidade. Na Roça não apenas precisamos ter atitude, mas é necessário CERTIFICAR por projetos e ainda ter a HOMOLOGAÇÃO do certificado pelo GOVERNO. Tudo isto custa dinheiro e não se conta com nenhum incentivo de Governo! Tudo isto é atividade de RISCO. Risco de não chover, perdendo tudo, chovendo demais, também perde tudo. Se der praga perde tudo. Se um fiscal Sócio Ambiental (policia florestal e/ou afins) resolver... perde tudo, inclusive a liberdade. Na região do LIMBO, PRODUTOR RURAL sempre tem algo que é CRIME SÓCIO AMBIENTAL. Lembrando que o XIXI da VACA não tratado é um CRIME sem precedente.

Reflexão que vale avaliar e pensar: Porque aceitamos pagar pelo uso da ÁGUA na cidade e não entendemos que é necessário REMUNERAR o PRODUTOR RURAL que está lá na ROÇA preservando a água e natureza? Apenas os executivos e funcionários das companhias de ÁGUA e ESGOTO recebem pelo tratamento e distribuição deste bem comum. O PRODUTOR RURAL recebe obrigações, sem nenhum retorno. Na realidade, o PRODUTOR RURAL que tem uma nascente na propriedade está no LIMBO, na iminência de cometer um crime de Responsabilidade Sócio Ambiental!

Pedro Henriques Guimarães Filho
@pedroindicca
pedro@indicca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário