sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Como sobreviver a uma catástrofe?


Como sobreviver a uma catástrofe?
               
       Como sobreviver a uma catástrofe? É uma questão de planejamento, estratégia e, com toda certeza, no ambiente de TI (Informática) é questão de MODA!
       Quem já perdeu informações importantes?

       Quem ao trocar de CELULAR teve que digitar todos os contatos e agendamentos novamente? Parece complicado neste mundo de contexto compartilhado, onde tudo está na NUVEM!

       Quem ao trocar de NOTEBOOK ou COMPUTADOR teve o ambiente igual ou todas as informações disponíveis?
      O ambiente de CATÁSTROFE é por si só trágico, mas não precisa significar perdas, principalmente em ambientes controlados, como o da INFORMÁTICA. Neste ambiente há a possibilidade de monitoramento e controle. Assim é também possível definir ponteiros de alerta que permitam intervir, antes mesmo de uma condição CRÍTICA de INTERRUPÇÃO.
     Como pensar em um problema deste tamanho em tempos em que são necessários  tranquilidade e eficiência ao mesmo tempo?
      A NUVEM é uma estratégia, principalmente porque terceiriza um setor que normalmente está fora da atividade principal e justifica além de investimentos, tempo em acompanhamento e até mesmo tomada de decisões.

    A atividade da empresa está relacionada a serviço ou venda, colocando a informática como infraestrutura. Diante da demanda de MOBILIDADE, SEGURANÇA, CONTINGÊNCIA e tantos outros pontos necessários para o funcionamento, é necessário profissionalizar-se e ter um maior comprometimento. Uma falha em qualquer setor de infraestrutura, como ponderado nos questionamentos do início do texto, comprometem a empresa e suas atividades fins.
        Manter funcionando uma Solução de Informática em condição de NUVEM significa usar um recurso de custo mensal. Repassar a um terceiro a responsabilidade das questões específicas (MOBILIDADE, SEGURANÇA, CONTINGÊNCIA) e assim direcionar os esforços e recursos da empresa para a atividade de serviço ou venda que é a finalidade principal do negócio.
       A discussão pode ser concluída sempre entendendo o tamanho do problema e da solução assistida ou pretendida. A decisão não deve ser tomada com base em desinformação, mas em informação precisa de o que acontece, quando acontece, quanto custa e sobretudo das alternativas para se comparar.
        É sempre uma questão de estratégia e conhecimento.


                          www.indicca.com
Pedro Henriques Guimarães Filho

2 comentários:

  1. Catástrofe pode ser dramático....mas vai perder e verá:
    + arquivos da contabilidade na véspera de ter que entregar os dados a Receita!!!
    + perca o contas a pagar...pior quem sabe corrompe o contas a receber!!!!
    + troque de telefone e perca os contatos; agenda e anotações....
    + percas os e-mails e nele todos os documentos anexados que justificam um agenda de trabalho

    é dramático e complexo, a informatica é um setor de grande preocupação, pelo menos deveria ser!

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  2. Existe uma lei na informática que ou o usuário já perdeu algum dado ou informação, ou ainda vai perder.

    Trabalhe as contingências e prevenções para evitar entrar para a estatística.

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