quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Segurança e Infraestrutura (Dicca da INDICCA.COM)

O mercado de TI tem movimentado tecnologia em prol de melhorar a condição nestes dois quesitos. Hoje lendo o JORNAL VALOR deparei com duas noticias referente: questão de validação de SITE através de letras que cada dia estão mais difíceis de identificar e serviço de entrega para e-commerce.

Não tem como estar na INTERNET de forma inocente, seja vendendo, seja postando, seja compartilhando informações e até mesmo se relacionando como é a questão das REDES SOCIAIS.

Os bancos trouxeram a tecnologia TOKEN, parece que resolveu a questão das senhas fáceis que os usuários teimam em utilizar e manter por anos, copiadas e afixadas ao cartão do banco. Mas nem assim a tecnologia para e mesmo com uma ferramenta tão interessante, já estão disponíveis outros recursos como assinatura digital e reconhecimento do nível de segurança do usuário. Ambiente não seguro, fora da conformidade eventualmente tem acesso bloqueado.

Mas para os USUÁRIOS comuns a tecnologia disponível é menos avançada, mesmo porque os investimentos não se justificam para se comparar a area financeira. Assim a noticia sobre senhas e como isto tem burocratizado a entrada em alguns sites, sugere preocupação dos dois lados. Um pela dificuldade que se tem de atrair a atenção do usuário, com uma restrição desta natureza e cada dia mais complexa e outra pelos usuários que eventualmente simplesmente desistem de ir a frente.

Vale refletir o quanto harmonizar a segurança e o conforto de acesso de um usuário, pelo menos facilitar a vida dos usuários cadastrados e identificados já clientes....

Por outra questão lembrando que muito se fala de venda na internet, nos EUA, já existe em períodos de grande demanda, trabalhadores temporários para atender as grandes LOJAS VIRTUAIS. Caso publicado no jornal é a AMAZON, que no NATAL contrata pessoas para auxiliar no empacotamento e envio. Como nos EUA as pessoas tem o hábito de usar TRAILER e CAMPING, os trabalhadores acampam perto do centro de distribuição e por dois meses, trabalham auxiliando as entregas. Desta forma considerando que as vendas virtuais tem problemas físicos e neste caso bem resolvidos.

Tudo é questão de PLANEJAMENTO e cuidado com a segurança!

Pedro Henriques

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Como sobreviver a uma catástrofe?


Como sobreviver a uma catástrofe?
               
       Como sobreviver a uma catástrofe? É uma questão de planejamento, estratégia e, com toda certeza, no ambiente de TI (Informática) é questão de MODA!
       Quem já perdeu informações importantes?

       Quem ao trocar de CELULAR teve que digitar todos os contatos e agendamentos novamente? Parece complicado neste mundo de contexto compartilhado, onde tudo está na NUVEM!

       Quem ao trocar de NOTEBOOK ou COMPUTADOR teve o ambiente igual ou todas as informações disponíveis?
      O ambiente de CATÁSTROFE é por si só trágico, mas não precisa significar perdas, principalmente em ambientes controlados, como o da INFORMÁTICA. Neste ambiente há a possibilidade de monitoramento e controle. Assim é também possível definir ponteiros de alerta que permitam intervir, antes mesmo de uma condição CRÍTICA de INTERRUPÇÃO.
     Como pensar em um problema deste tamanho em tempos em que são necessários  tranquilidade e eficiência ao mesmo tempo?
      A NUVEM é uma estratégia, principalmente porque terceiriza um setor que normalmente está fora da atividade principal e justifica além de investimentos, tempo em acompanhamento e até mesmo tomada de decisões.

    A atividade da empresa está relacionada a serviço ou venda, colocando a informática como infraestrutura. Diante da demanda de MOBILIDADE, SEGURANÇA, CONTINGÊNCIA e tantos outros pontos necessários para o funcionamento, é necessário profissionalizar-se e ter um maior comprometimento. Uma falha em qualquer setor de infraestrutura, como ponderado nos questionamentos do início do texto, comprometem a empresa e suas atividades fins.
        Manter funcionando uma Solução de Informática em condição de NUVEM significa usar um recurso de custo mensal. Repassar a um terceiro a responsabilidade das questões específicas (MOBILIDADE, SEGURANÇA, CONTINGÊNCIA) e assim direcionar os esforços e recursos da empresa para a atividade de serviço ou venda que é a finalidade principal do negócio.
       A discussão pode ser concluída sempre entendendo o tamanho do problema e da solução assistida ou pretendida. A decisão não deve ser tomada com base em desinformação, mas em informação precisa de o que acontece, quando acontece, quanto custa e sobretudo das alternativas para se comparar.
        É sempre uma questão de estratégia e conhecimento.


                          www.indicca.com
Pedro Henriques Guimarães Filho

Symantec para Smartphone e Tablet já disponível e GRATIS


Aplicativo para celulares do Symantec Endpoint Protection

Este aplicativo está disponível somente em inglês
Obtenha acesso rápido e fácil às informações de instalação e configuração do Symantec Endpoint Protection 12.1 e do Symantec Endpoint Protection Small Business Edition 12.1 no seu iPhone, iPad ou Android (disponível em breve).
Esse aplicativo fornece instruções de instalação detalhadas, acesso às perguntas mais frequentes, além de links para o suporte e recursos para a comunidade, a fim de ajudar a instalar e configurar a solução de segurança para a proteção de endpoints mais rápida e poderosa que seus clientes podem comprar. Ele elimina também a necessidade de imprimir instruções ou de levar um laptop para o escritório de seus clientes, criando caches de dados para acesso até mesmo quando você estiver offline.
Faça o download do aplicativo para celulares hoje mesmo na App Store popup-image ou no Android Market popup-image.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nuvem já está presente em nossa vida!

A NUVEM é um tecnologia que está presente em praticamente todos os serviços relacionados a INTERNET. Seja acessando WEBMAIL, mantendo assim as contas de e-mail apenas na internet, seja utilizando recursos de armazenamento das IMAGENS (FOTOS; VIDEOS; e tudo que for imagem pessoal, da empresa e de tantos relacionamentos possíveis que cada um, usuário, se propoe)

A NUVEM não é uma tecnologia proprietária, desta forma, sempre que estiver acessando algo via IP na INTERNET estará utilizando o conceito de NUVEM. 

Hoje, 08/12-2011 na seção Empresa/Tecnologia tem um artigo bem interessante sobre este TEMA. http://www.valor.com.br/empresas/1128380

Na INDICCA.COM estamos trabalhando com este conceito há algum tempo, seja disponibilizando o endereço e/ou recursos. Este processo já está homologado em laboratório e em clientes, homologado no uso e no monitoramento visando a manutenção estável da funcionalidade. Este requisito, estabilidade é o valor principal da solução NUVEM. Quando se imagina o acesso NUVEM, se imagina o acesso 24 horas 7 dias da semana e de qualquer acesso via internet, MOBILIDADE, desta forma, a credibilidade de funcionamento é a condição FUNDAMENTAL.

Pedro Henriques (INDICCA.COM)