terça-feira, 26 de março de 2013

Easter Eggs

Neste período de páscoa é difícil não lembrar dos Easter Eggs (Ovos de Páscoa) dos programas de computadores. Os Easter Eggs na verdade, nada mais são do que códigos escondidos, e que para serem ativados são necessários comandos que não estão na documentação ou em manuais, e principalmente, são códigos que normalmente não tem ligação alguma com a aplicação em que eles estão. Muitos deles são jogos, outros, são apenas imagens ou textos.

Pela Wikipidea, o primeiro Easter Egg de computador foi no jogo “Adventure” da Atari de 1979 e mostrava apenas o nome do programador do jogo. Contudo, em 2004 foi encontrado um outro Easter Egg no jogo Whizball de 1978 que mostrava o sobrenome do programador.

Segue abaixo uma lista com alguns Easter Eggs que podemos encontrar em algumas das aplicações utilizadas hoje em dia:

1-    No site de procura do Google, http://google.com
A)    Na barra de procura digite “answer to life, the universe, and everything,” (citação do livro – Guia de um mochileiro das galáxias – Douglas Adams). Irá aparecer uma calculadora antes dos resultados da pesquisa.
B)    Na barra de procura digite “do a barrel roll”  (citação do jogo Star Fox 64) e o resultado da sua busca irá girar 360º.

2-    No navegador Mozilla Firefox.
A)    Na barra de endereço digite “about:robots” e irá aparecer uma página com uma mensagem de boas vindas aos humanos.
B)    Na barra de endereço digite “about:mozilla” e irá aparecer uma citação do livro de Mozilla.
3-    Em qualquer aparelho com o sistema operacional Android (Pode ser celular ou tablet):
A)    Vá em “Configurações” - > “Sobre o Telefone”. Toque repetidamente na versão do sistema. Irá aparecer uma imagem que varia de acordo com a versão do Android.

OBS: A última imagem da versão codinome “Gingerbread” causou alvoroço devido a declarações do pastor Juninho Lutero de que a imagem seria “Uma consagração demoníaca para escravizar pessoas e impedir a comunhão com a família e com Deus”. Contudo, o artista Jack Larson, famoso por sua Zombie art repudiou as declarações do pastor em um post de seu blog: http://zombieart.blogspot.com.br/

Uma boa páscoa para todos e boas caçadas aos Easter Eggs!

Gestão de IP (Endereço da Rede Local)

Endereço, rua, número, bairro, cidade, ou para alguns lugares, o CEP estratificado em pequenas concentrações dos grandes centros, ou Caixa Postal. Um número que sozinho identifica um endereço. Se registramos nomes ou números é opção de conforto ou facilidade pelo ponto de vista de quem registra. O usuário nem sempre tem o número, registra no endereço e por outro lado, o Carteiro com o número teria facilitado o seu dia a dia.


O endereço de REDE LOCAL designado por Internet Protocol ou IP é o número designado para qualquer ITEM na rede LAN (Local - Empresa) ou WAN (Externa - Internet - Válida). Como a quantidade de equipamentos (ATIVOS de rede) é grande e ainda se mantem a expectativa acelerada, a curva de novos entrantes, criou-se o PROTOCOLO de endereços. O IP é um protocolo com registro em 4 grupos e padronizado de forma GLOBAL. Como empresa precisamos pensar na REDE LOCAL que já tem problemas suficientes para planejamento e organização.
Quando por falha de organização e planejamento define o mesmo endereço para dois equipamentos na mesma rede, o serviço cai e todos os usuários perdem a conexão com o servidor, por consequência direta a aplicação e aos dados.

Por que podemos dizer que é falha no planejamento ou na organização? A falta de documentação, e por consequência, designação aleatória de IP (endereço) aos equipamentos (Ativos de Rede) acaba gerando duplicidade, uma vez que a lógica de construção dos endereços se repete. Falha que poderia ser evitada por  uma LISTA de Equipamentos e Endereços, mas pela experiência nesta atividade, este registro é praticamente inexistente nas empresas. 

O que existe de disponível para solução deste problema? É a gestão de endereço de forma automática, além de organizar e facilitar o dia-a-dia do profissional da área de TI. Este serviço uma vez implementado na REDE,  designa os endereços de rede, também pode configurar outros serviços de forma corporativa e concentrada nos arquivos do servidor. O profissional pode alterar SERVIÇOS para toda a rede ou para um grupo apenas, com alteração de itens no arquivo de configuração do servidor. Este procedimento evita que exista necessidade de deslocamento até a estação ou as estações que terão alterados algum parâmetro de rede. Planejamento que além de organizar, também melhora a qualidade de serviço na rede reduzindo paradas não planejadas por falhas infantis.

A automação dos serviços de rede, permitindo a gestão corporativa e concentrada é um facilitador operacional para quem gerencia a rede e ainda eleva a qualidade de serviços prestados aos usuários.



segunda-feira, 11 de março de 2013

Pesquisou a sua marca na INTERNET? E aí o que achou?

Sua empresa, sua marca, vocês já estão na INTERNET? As informações via REDE SOCIAL ou mesmo por alguma publicação, voluntária ou não, elas se multiplicam e se tornam VIRAL. Nem sempre as informações estão sendo gerenciadas e com isto nem todas são corretas ou atualizadas!

As ferramentas de BUSCAS ou PESQUISAS existem e criam relevância às perguntas frente as respostas qualificadas. Relevância é o STATUS de importância registrada em estatística a quantidade e qualificação. Se existe alguém perguntando, cria-se um ponto de análise quando se encontra referência para as respostas e estas são pontuadas pelos usuários, até mesmo por leitura, ou click no link indicado, ponto a relevância.

Os bancos de dados de respostas normalmente preocupados em ter VALOR não se preocupam com o conteúdo e sim em estar com as respostas de pronto. Este parâmetro tem valor de publicidade. A publicidade então MOVIMENTA público e informações contratadas e outras apenas adquiridas na INTERNET. Esta aquisição nem sempre registra informação atualizada ou verdadeira.

A informação ERRADA pode prejudicar e isto tem sido publicado como PREJUÍZO que perdem contato com clientes, que desinformado não chegam no balcão e efetuam compra na concorrência, ou nem compram.

Então, o melhor é estar sempre PESQUISANDO a sua marca ou sua empresa. A proteção é a prevenção! Faça consultas diariamente. Peça ajuda a amigos que estão em outras cidades, faça o levantamento se existe informação, se elas estão certas ou não. Esteja atento, pois a DESCONSTRUÇÃO é muito mais natural que a conquista de um novo cliente ou a manutenção de um cliente inativo.

A velocidade da INTERNET, a capacidade de um estrago VIRAL diante da desinformação vai na razão do público e usuários navegando e pesquisando. Então procure por você, pela sua marca, pela sua empresa na internet. Como é uma SIMPLES nem justifica pedir para outro, a defesa do seu patrimônio pode ser feita no seu computador sem grande esforço, apenas tendo a disciplina.

Bom Trabalho!