terça-feira, 25 de junho de 2013

Segurança dos dados na ERA NUVEM ou CLOUD!

A tecnologia é segura? Como definir o TAMANHO da segurança? A falta de conhecimento garante melhorar a SEGURANÇA do processo?São mesmo muitas questões...

Talvez, a frase: "Felicidade é do tamanho da ignorância do saber". Seja aí a questão para a maioria dos usuários da tecnologia, simplesmente utilizam e acreditam como FÉ que funciona.

Como Empresa Prestadora de Serviços Corporativos, que é a INDICCA.COM, temos que ir muito mais além e acreditamos que as Empresas Clientes e que utilizam da tecnologia precisam ter MEDIDAS mais precisas e CONSCIÊNCIA exata de cada parâmetro que sugere a palavra SEGURANÇA.

Segurança relativa à preservação da confiabilidade e precisão dos dados que resultam em informações e estas auxiliam a tomada de decisão;
Segurança relativa à preservação do sigilo dos dados garantindo que o acesso seja apenas aos devidamente autorizados;
Segurança relativa à preservação da continuidade funcional, evitando que quando se precisa, ou mesmo quando se deve estar de plantão, tudo esteja funcionando sem falhas e/ou quedas.

O conceito da cópia é uma solução para a maioria dos usuários. Na era NUVEM.CLOUD estamos vivendo, mesmo sem saber como a tecnologia se encarrega, sem interferência do autor que os dados estejam sincronizados com um espaço virtualizado e disponível para acesso em qualquer dispositivo com acesso INTERNET. Falamos de arquivos de TEXTO, PLANILHAS, APRESENTAÇÕES e até mesmo arquivos executáveis que podem ser armazenados nesta área para uso futuro ou compartilhado com a equipe.

Nas empresas, a conversa é muito mais complexa e precisamos ter os sistemas INTEGRADOS disponíveis e com todas as garantias que a segurança disponibiliza para manutenção do trabalho e da produção. Estamos falando assim, dos serviços que publicam as aplicações e facilitam que em qualquer lugar o usuário possa estar cadastrando, lendo, analisando as informações e tomando decisão de compra, venda e/ou produção. Trabalhamos neste caso em várias camadas da tecnologia onde existe o Hardware e Software. Na parte do Software ainda temos Sistema Operacional, Aplicativo, Banco de Dados, Sistemas auxiliares de Gestão de Segurança. 

Concluindo, acreditamos que mesmo com todas as tecnologias e facilidades, os recursos precisam ser tratados por PROFISSIONAIS e acompanhados por GESTORES que através de MEDIDAS tenham capacidade de entender a condição do funcionamento e os riscos. Não se pode desta forma entender que as facilidades e confortos disponíveis nesta era NUVEM.CLOUD seja apenas SIMPLES como parece ao usuário, mas complexa como exigem os parâmetros de segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário