terça-feira, 7 de outubro de 2014

Migração NOTES - EXCHANGE.ONLINE Conta U&M

Migração NOTES - EXCHANGE.ONLINE - Conta U&M - Projeto #Indicca

A solução Microsoft EXCHANGE.ONLINE disponibiliza acesso ao aplicativo através da NUVEM Microsoft, via internet, tendo o usuário a sua disposição todas as  funcionalidades sem se preocupar com o servidor, com a estrutura de segurança e/ou backup.

A tecnologia CLOUD ou NUVEM já é um conceito discutido, entendido e ainda com alguma resistência. A internet é um contexto com problema de performance e estabilidade de conexão, justificando esta resistência. Mesmo sendo uma tecnologia boa, pode também não ser viável para qualquer tipo de demanda. Considerando os serviços de e-mail e colaboração este é com toda certeza perfeitamente adaptável e a resistência pode ser vencida com o uso.

Diante de problemas de UPGRADE e de ajustes de tecnologia, a possibilidade de troca de fornecedor se tornou uma discussão, permitindo comparação e reflexões sobre a portabilidade. Embora estejamos cientes que as ferramentas são similares existem fatores que podem ser diferenciais na tomada de decisão: parceiros que já utilizam; mão de obra para apoio em suporte; custos de manutenção; integração com legado de outras áreas. Fatores que podem fazer a diferença e viabilizar uma troca, mesmo ciente de todo o legado de conhecimento da ferramenta corrente.


O debate e as argumentações permitiram, após avaliação das tecnologias, a substituição da tecnologia NOTES pela EXCHANGE Microsoft. Estamos então Implementando a conta U&M.exchange.online com 270 usuários na NUVEM MICROSOFT. Como a tecnologia Microsoft já é uma realidade no contexto corporativo U&M, agregamos à solução a sincronização do Active Directory (AD) e assim agregamos segurança da informação contingenciando o serviço de domínio para ambiente ON LINE. Este recurso extra vem facilitar a parte de performance de conexão dos usuários fora da empresa.
 
Com o projeto em implantação tivemos que buscar solução de terceiros, a ferramenta que permitisse migrar sem perda de dados a base do NOTES e importasse de acordo com as características da nova ferramenta EXCHANGE. A solução encontrada comercializada pela DELL se mostrou adequada sobretudo pelo suporte e funcionalidades.

O processo ainda está em execução, a migração por se tratar de uma quantidade GRANDE de dados, ainda está acontecendo. A NOVA ferramenta já está operacionalizada. Este novo recurso integrado com o aplicativo Office, padrão da empresa, ainda vai permitir maiores ganhos, aproveitando a sinergia da tecnologia Microsoft, gerando ainda ganhos não avaliados para os usuários.


A Equipe INDICCA.COM já tem experiência na tecnologia Exchange, tanto local quando cloud. Acompanhamos a evolução da ferramenta em função do laboratório interno, das licenças disponíveis no sistema de parceria com a Microsoft e assim mantemos conhecimento e know-how para apoiar nossos clientes em diversas demandas de inovação da Tecnologia da Informação.



O projeto Exchange.online.Microsoft suporte e homologado pela Equipe Indicca vai com toda certeza trazer vantagens operacionais para U&M com os recursos de colaboração e também das contingências adcionais do AD copiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário