sexta-feira, 6 de julho de 2012

Recuperação após Desastre! Já pensou nisto?

Quando ou como ocorre um desastre? Difícil responder, mas podemos cuidar para estarmos preparados, principalmente se estamos em condição de risco.





Como estamos em CONTEXTO DE TI, qual o tamanho do risco de perder as informações, os dados e tudo que está no computador? Os equipamentos elétricos estão sempre vulneráveis, sobretudo quando estamos falando também de um computador que sofre com ataques de vírus e falha mecânica dos componentes. O risco de interrupção é inerente ao funcionamento e pode ocorrer.

O que pode ser feito para evitar a PERDA de informações? 
        - Backup diário e Teste de Restore periódico;
        - Retirar a cópia de segurança do ambiente físico do servidor, preservando para qualquer ocorrência;
        + Mais sofisticado: pode-se criar um espelho ON LINE e o tempo de recuperação será muito menor;
        + Uma condição extra seria ter o servidor espelho ON LINE em outro local físico

O certo é sempre pensar o quanto será prejudicial a condição de funcionamento e continuidade do negócio diante de uma falha ou a ocorrência de uma catástrofe. E como é tão simples se preparar para evitar um transtorno extra para recuperar a condição funcional e estar todos os dados a disposição e em produção.

A Equipe INDICCA.COM tem trabalhado muito neste tema, com laboratório SYMANTEC, com testes de restore sobre muitas condições e ainda com a condição avançada de HOSPEDAR SERVIDORES ESPELHOS com todo o ambiente do cliente. A atuação vai de gestão das cópias de segurança de forma remota, como testes rotineiros de RESTORE, validando o processo. Também com gestão dos servidores em COLLOCATION no laboratório com acompanhamento minucioso de SINCRONISMO com o servidor em produção no cliente.

A conclusão é que precisamos reduzir o tempo de espera dos usuários para recuperar a condição de trabalho e evitar grandes prejuízos com as interrupções, seja por acidente devido a fadiga dos equipamentos. O processo de produção da empresa não pode parar.



Um comentário:

  1. Normalmente nos preocupamos com o RESTORE ou Recuperação, quando já perdemos os dados!!!!

    ResponderExcluir