quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Usuário é foco dos Serviços de TI e Segurança da Informação!

Quem trabalha com TI tem uma máxima sobre USUÁRIOS, o quanto pode influenciar o funcionamento e uso dos recursos de suporte. Quando mudamos o FOCO e tornamos a atividade de apoio mais transparente, com preocupação no resultado, no atendimento ao USUÁRIO, podemos reduzir a ideia do confronto e ainda melhorar a condição de trabalho de todos.


Embora já seja uma realidade no contexto de atividade da indicca.com, agora com implementação do NOVO PRODUTO 12i, estamos ainda mais focados no USUÁRIO e em suas demandas.

Nossa atividade principal é a INTERVENÇÃO PREVENTIVA! Com o registro 12i - Segurança da Informação baseada na Norma ISO 27002, pudemos perceber que o USUÁRIO além de precisar do acesso a INFORMAÇÃO, é também nele que estão as maiores vulnerabilidades, justificando assim a maior atenção e foco.

O usuário é o SUJEITO relacionado na REDE LOCAL e também quando demanda MOBILIDADE conectado a INTERNET, precisando acessar o contexto corporativo da empresa.

Então precisamos identificar e treinar o usuário para operar de forma SEGURA no acesso às informações da empresa. 

Como qualquer regra de SEGURANÇA, uma segunda atividade é estabelecer o MONITORAMENTO dos serviços e ativos relacionados às demandas e necessidades do cliente.

Por fim, o entendimento do que o USUÁRIO quer fazer, sobretudo se estas demandas estão disponíveis, com pendências ou bloqueadas. Justifica com isto o monitoramento completo e ativo. 

É isto que fazemos: implementamos controles e ferramentas, identificamos setores que podem nos apoiar na implementação de regras de convivência, por fim estabelecemos processos de acompanhamento e notificação ao descumprimento.

O USUÁRIO é o principal ator neste jogo, precisamos criar condições para ele esteja com qualidade de serviço para que sua eficiência no trabalhado seja explorada ao máximo de sua produção. Lembrando que as reclamações por falha ou falta de algum sistema são resultados negativos para TI. Nossa missão é então garantir o funcionamento de 100% sem interrupção. Tem sido este o resultado alcançado pela equipe indicca.com ao longo destes anos de trabalho, estamos complementando com a certificação 12i relativo a Segurança da Informação baseado na Norma ISO 27002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário