sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sua empresa nas nuvens


Sua empresa nas nuvens

Indispensável em projetos colaborativos e no trabalho a distância, o cloud computing também pode ser uma ótima maneira de reduzir custos com tecnologia.



Já ouviu falar sobre a tecnologia em nuvem (cloud computing) e não tem ideia do que seja isso?
A resposta é simples: é a possibilidade de acessar seus documentos de qualquer lugar, apenas com o acesso à Internet.
O Cloud Computing é a “nuvem” cheia de servidores, onde se guarda diversas ferramentas e recursos que estarão à disposição do usuário no momento em que for acessado. É a ideia de se ter à disposição ferramentas e recursos para avaliar processos e gestão apenas estando na rede. É a possibilidade de se comunicar e se interligar
Segundo um estudo realizado pela consultoria Capgemini, 81% das empresas já utilizam alguma solução de cloud computing. Mas, antes de migrar dados para um servidor remoto, é importante levar em conta aspectos como segurança e custos.. Aqui vai uma entrevista rápida e simples da revista Pequenas empresas Grandes Negócios (jan. 2012) com Alexandre Otto, CEO da IP Connection, consultoria especializada em gestão de TI.
Por Thomaz Gomes
P: QUAIS SÃO AS VANTAGENS OFERECIDAS PELAS FERRAMENTAS DE CLOUD COMPUTING?
R: Os custos são muito menores do que a implantação e manutenção de uma estrutura de data center. No cloud computing, não existe investimento direto em equipe técnica e infraestrutura. Para se ter uma ideia, em uma empresa com 300 funcionários, uma pla-taforma proprietária de e-mail pode consumir um investimento inicial de R$ 300 mil. Além disso, o empreendedor não precisa se preocupar com a gestão da tecnologia, o que permite que fique muito mais focado na administração do negócio.

P: É POSSÍVEL GARANTIR A SEGURANÇA E O SIGILO DOS DADOS NESSE AMBIENTE?
R: Já existem ferramentas para lidar com diversos níveis de segurança. As mais eficientes são baseadas na utilização da criptografia. Nesse caso, apenas o cliente que contra-ta o serviço recebe uma chave para desbloquear o código. Nem mesmo a empresa que hospeda os dados tem acesso a esse conteúdo, mesmo realizando todo o serviço de armazenamento e manutenção dos dados hospedados.

P: O QUE ACONTECE QUANDO A NUVEM CAI? EXISTE ALGUMA FERRAMENTA PARA ACESSAR OS DADOS OFFLINE?
R: A conexão à internet no Brasil ainda está longe do ideal. Para acesso a dados mais simples, como e-mails, planilhas e documentos de texto, empresas como Google e Microsoft oferecem opções de navegação offline em suas soluções de nuvem. Mas, de qualquer modo, é recomendável poder contar com os serviços de pelo menos dois provedores de internet.

P: QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE UMA EMPRESA DEVE TER ANTES DE CONTRATAR UM SERVIÇO DE CLOUD COMPUTING?
R: O mais importante é buscar referências, observar certificados e conferir pessoalmente condições de infraestrutura e atendimento. Outro ponto importante é procurar uma empresa que tenha um data center localizado o mais próximo possível de sua base. Grandes distâncias podem gerar um delay na transmissão de dados pesados.




Lara Coelho da Silva  (By  Escritório Virtual Indicca Tecnologia)
Equipe Comercial
(32) 3215 8281/ (32) 8802-0061

2 comentários:

  1. As opções são muitas, a tecnologia está muito próxima e disponível, precisamos avaliar como utilizar e usufruir da melhor farma.

    Ficar em casa trabalhando já é uma realidade, mesmo fora do escritório temos a disponibilidade de estar 100% conectado e ainda saber em tempo real como está a produção da empresa.

    Mas a facilidade no conceito da tecnologia sugere também trabalho, esforço, energia e sobre tudo compromisso com segurança. Quando mais abertos e móvel, melhor tem que estar monitoramento das conformidades de segurança.

    ResponderExcluir
  2. Liberdade para se trabalhar onde e bem lhe convier!
    Menos tempo deslocando para estar produzindo!
    Mais tempo disponível para LASER, AMIGOS e FAMÍLIA!

    A tecnologia pode ser utilizada para resolver problemas, mas a facilidade de acesso as informações corporativas ou pessoais, não significa que pode ser negligenciado as condições de segurança e contingência.

    ResponderExcluir