terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Do Not Track: Privacidade na internet será possível?

Antes de questionar sobre a privacidade na internet, talvez tenhamos que avaliar o que estamos publicando de forma pública e voluntária!


Privacidade seria algo que apenas um pequeno ciclo, por exemplo: família, amigos, possam ter ciência, conhecimento! 

Na internet há um registro sobre 7 itens relacionados pelo "The Wall Street Journal" previstos para os usuários da rede pública em questões de privacidade:
  1. Controle individual: consumidores tem o direito de controlar seus dados pessoais coletados e utilizados pelas companhias de internet
  2. Transparência: direito ao acesso fácil das informações sobre práticas de segurança, que devem ser de fácil compreensão
  3. Respeito pelo contexto: os dados coletados devem ser utilizados respeitando o contexto no qual eles foram criados. Ou seja:é proibido distorcer essas informações
  4. Segurança: é necessário que suas informações sejam protegidas
  5. Acesso e acuracidade: consumidores devem ter o direito de editar seus dados pessoais em formatos que sejam manuseáveis
  6. Coleta focada: usuários têm o direito de impor limites razoáveis sobre os dados que as companhias coletam e guardam
  7. Responsabilidade: os dados devem ser geridos pelas companhias com medidas apropriadas que atendem às políticas do projeto de lei 
A linha do que é ou não parece ser muito fina! Hoje publicamos o que fazemos, o que vamos fazer, o que os nossos familiares estão fazendo, onde estamos e incluímos fotos.

As empresas que estão pensando em como agradar mais e mais consumidores, atraindo com promoções direcionadas, que vão fazer VOCÊ, EU, NÓS todos clicarmos e comprar, estão escutando, analisando e preparando o que nos emociona. Mas somos nós na maioria, que permitimos tais apropriações. Estão apropriando do nosso perfil de emoções.

Inocentes ou não estamos deixando a REDE PÚBLICA saber de coisas que somente a rede privada deveria ter conhecimento. Fazemos de forma voluntária. Como se o mundo virtual fosse como a televisão, coisa de artista, tudo sem responsabilidade ou compromisso.

A reflexão não vale apenas para os usuários, mas para as empresas, os responsáveis pelos usuários, os responsáveis pelos dados e informações que movimentam estrategicamente os negócios. 

Estamos cientes de quanto tornamos vulneráveis o nosso ambiente de convivência familiar ou empresarial?
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure )
Identificação do servidor e do cliente, com tráfego criptografado!
Adicional de Segurança - prevendo maior conhecimento pela empresa de quem está conectado.

Antes de avaliar o que estão fazendo por nós, vale a reflexão do que nós mesmos podemos fazer, seja como empresa, seja como usuário!

Na dúvida consulte um especialista! 
Na dúvida a Equipe INDICCA.COM está a sua disposição!


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