segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Como se aproximar do cliente!!!

Aproximar-se do cliente, estreitar a distância entre a EMPRESA e os USUÁRIOS, CLIENTES gera um bom dilema!!!

No passado, não tão distante, cerca de cinco anos ou um pouco mais, só havia o Correio e as Malas Direta. Se desejava estar em contato direto com o cliente, era necessário ter uma equipe de apoio e muito material para encaminhar por correspondência.

Embora tenhamos disponível a INTERNET com todos os recursos ligados como Redes Sociais, Páginas, Blogs, EMAILs e tantos relacionados a Rede Pública, que o esforço não reduziu, pelo contrário se multiplica. Antes, a relação de comunicação baseada a uma mídia (Correio), hoje a interação vem pelo celular, pela internet e até pela televisão.

O esforço realmente aumentou, mas também melhorou a aferição deste e assim podemos medir com alguma precisão a taxa de retorno. Acredito que a medida, no passado, estava relacionada apenas a pedidos realizados com a campanha. Esta é uma excelente medida, mas já tornamos mais complexo o processo, também outros parâmetros podemos avaliar: qual a visibilidade da marca; quantidade de pessoas que estão assistindo ou percebendo a marca, ou produtos, ou serviços; se um item é mais popular que outro e assim podemos corrigir a direção da produção e até mesmo de campanhas pagas.

É isso, o mercado é enorme e quanto mais percebido, mais estaremos nos aproximando dos clientes. Inclusive facilitando a comunicação interativa, facilitando que o comprador possa questionar, reclamar e ponderar com quem produziu.

Esta variável que era praticamente percebida no balcão, quando o cliente de forma presencial se fazia ouvir, mudou... o cliente fala e pode ser ouvido de muitas outras formas que não seja presencial ou mesmo ON LINE no tempo que fala. A aproximação ganhou então a possibilidade do diálogo ON LINE (conversas via CHAT) e/ou OFF LINE (quando o cliente posta uma mensagem e é respondido em outra ocasião na disponibilidade do VENDEDOR).

A aproximação do cliente, seja no balcão ou na disposição de estarmos criando facilitadores de o mesmo se pronunciar, é uma razão de SUCESSO.
Como vale uma máxima antiga de mercado, o cliente normalmente não ELOGIA, mas quando quer reclamar faz com motivação. É melhor estar ligado! Mesmo sem perceber, ele está próximo e influenciando amigos e conhecidos (a lista de amigos do FACEBOOK ou de qualquer outra Rede Social é maior que o raio de conhecidos próximos...).

Assim, mesmo que a Empresa ou Vendedor não esteja se aproximando, o cliente pode estar chegando perto e se aproximando... então, a regra de sobrevivência é estar atento para onde está o cliente. Cuidar para que se não estiver fazendo Marketing de promoção, possa estar defendendo e transformando em POSITIVAS as falhas que todos cometemos no processo de produção ou logística de relacionamento com o cliente.

 O processo de Correio no modelo tão tradicional de mala direta, ou via operadora de telemarketing fazendo ligações de venda são opções de comunicação, mas entendemos que para uma conexão interativa e com a capacidade de estar 24 horas disponível a INTERNET (Redes Sociais, Home Page, Blog, e tantos outros recursos WEB) complementada apoio do CELULAR em SMS são portas muito eficientes e que de forma criativa e sem saturação podem estar criando está aproximação com o cliente e facilitando conhecer os seus desejos.


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