sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ir ou não para NUVEM!!?

O mundo está mudando tão rapidamente que existem tecnologias que nem dominamos e parecem já ser tendência!

A NUVEM é o conceito de trabalhar na REDE PÚBLICA (Internet), em um mundo virtual que está disponível em qualquer ponto com acesso a rede.

Se formos no detalhe do conceito, quando estamos trabalhando em um servidor, já estamos efetivamente trabalhando em NUVEM. O servidor pode estar do seu lado, fisicamente falando, ou na sede da empresa em um local muito distante, ou mesmo em um PROVEDOR de serviço de NUVEM.

A Apple disponibilizou o serviço nos equipamentos I..., também Google já disponibiliza aplicativo e espaço para OFFICE (planilhas, documentos, listas de discussão etc), talvez atrasado, mas buscando conhecer tudo fiz a minha conta no SkyDrive (NUVEM da Microsoft). A Microsoft também já disponibiliza acesso aos aplicativos OFFICE, que é similar ao desktop na NUVEM.


Assim, os usuários com conhecimento de segurança, ou não, vem se aventurando e disponibilizando de tudo na rede. Como dito, com alguns critérios de segurança, principalmente na formação das senhas de acesso a suas áreas privadas, outros nem tanto.

Também muitas empresas se transferem para a NUVEM e assim terceirizam a infraestrutura tecnológica e passam a cuidar de suas missões de negócios, vender, entregar, prestar serviço e tantos outros que não estejam relacionados a servidores e serviços de infraestrutura de informática.

Embora a tecnologia seja eficiente e vale buscar performance com dinamismo e mobilidade é importante ter critérios e conhecer os riscos. Riscos de interrupção dos serviços. Riscos de privacidade das informações. 

Como qualquer outra terceirização, é importante identificar parâmetros de qualidade, confidencialidade, segurança e monitorá-los. A responsabilidade continua com a empresa, mesmo terceirizando. Os questionamentos sobre falhas sempre chegam e a inocência da ignorância não perdoa neste caso.

Se não tem ideia se estar seguro, tenho alguns questionamentos que podem auxiliar a ter mais tranquilidade na contratação ou na implementação deste tipo de terceirização. 

- Quem será responsável pelo BACKUP? Complementando onde estará as cópias de segurança no caso de uma pane?
- Se o sistema parar, quem vai ser acionado em primeira mão? Certifique que seja uma equipe, afinal uma pessoa sempre pode falhar ou não estar sempre disponível!
- Se falhar, qual será a contingência? Contingência para interrupção de 15 minutos? Contingência para interrupção de mais de uma hora ou até mais?

A INDICCA.COM tem se especializado neste serviço: prover o ambiente de NUVEM e sobretudo estar responsável com a sua equipe para atender as questões acima e ainda de estar comprometida com a solução do cliente.

Um comentário:

  1. Existe diferença entre as NUVENS? Embora o conceito seja único e basicamente no que é padrão se torna commodities entendo que existe não apenas diferença como questões fundamentais de interação entre suporte e usuário. Os grandes investimentos o processo é robotizado, tratado em escala. Nas pequenas instituições a interação poderá ser o diferencial de valor, muito embora, haja comprometimento da contingência.

    ResponderExcluir