segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MALWARE BKA

SEU COMPUTADOR PODE SER BLOQUEADO PELO MALWARE BKA

A praga pode não ser nova, sendo já conhecida desde pelo menos Dezembro do ano passado, mas uma nova onda de variantes e mutações tem se espalhado pelo mundo. Já foram confirmadas infecções na Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, e outros países.
Este malware pode se instalar em um computador utilizando vulnerabilidades do Windows XP, 2003 e também por vulnerabilidades de plugins de navegadores, tais como Adobe Flash, Adobe Acrobat Reader e Java - responsáveis pela exibição de documentos PDF, animações, joguinhos, e efeitos bonitinhos em páginas de Internet.
Geralmente, o vírus fica em um site e se instala em um computador vulnerável quando este acessa o site. Em alguns casos, os usuários recebem e-mails engenhosamente elaborados para serem levados a acessar estes sites.
Uma vez infectado, o computador é bloqueado! Apenas é apresentado ao usuário uma tela imitando a página oficial de algum órgão governamental do seu país dizendo que o computador foi identificado por ter cometido algum ato ilícito, geralmente ligado a pornografia e/ou pirataria; e em razão destes acessos, foi bloqueado. Na mensagem, é dito que o computador será liberado mediante o pagamento de uma multa. É claro que esta mensagem é falsa, e que o pagamento desta “MULTA” é dar o seu dinheiro para o bandido.
O site abaixo tem imagens de telas específicas desta mensagem que apareceram pelo mundo afora: https://www.botnets.fr/index.php/Reveton
As ferramentas de antivírus já possuem vacinas para as variantes mais conhecidas deste malware. Contudo, devido as recentes mutações e derivações criadas, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Principalmente porque uma vez ativado o vírus, a sua remoção é extremamente difícil e até mesmo impossível sem a formatação da máquina em alguns casos.

Para se prevenir, algumas atitudes tem que ser tomadas pelo usuário:

1- Sempre aplicar as atualizações de segurança disponíveis. Sejam elas do sistema Operacional, normalmente o Windows ou sejam atualizações dos Plugins, como o Flash, Adobe Reader, Java; ou ainda de outros programas, como o Microsoft Office, etc...
2- Não abra e-mails de desconhecidos.
3- Mesmo que você conheça o remetente, antes de clicar em qualquer link de um e-mail, deixe o cursor (o ponteiro do mouse) sobre o link por alguns segundos. Irá aparecer um endereço da internet. É para este endereço que irá aparecer que você realmente será direcionado! Verifique se é realmente para onde o e-mail diz que vai te levar.

4- Mantenha sempre o seu antivírus ativo e atualizado.

5- Lembrem-se, a Receita Federal, Polícia Federal, e outros órgãos não irão entrar em contato por e-mail! Eles te mandam uma intimação! Ou no mínimo uma carta registrada. Mas nunca por e-mail!

Para saber mais sobre este malware:

Nenhum comentário:

Postar um comentário