sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOVA Atividade Equipe Indicca (Gestão de Processos)

A INDICCA.COM tem-se dedicado ao trabalho de prevenção ativa, visando um termo não muito comum: Continuidade Operacional! Nossa equipe técnica estuda e testa tecnologias no Laboratório que temos, com a colaboração de empresas como Microsoft, Symantec, APC, IOMEGA que disponibilizam tecnologia para homologação e testes. Visando a eficiência ATIVA desta atitude, monitoramos ON LINE em TEMPO REAL quase 1.000 serviços, mais de 300 equipamentos, acompanhando parâmetros de funcionamento e evitando desta forma que parem de funcionar e deixem os usuários da rede sem ter o que fazer.


Mas é uma verdade que não temos todos os recursos e/ou serviços que disponibilizamos aos clientes, alguns apenas INDICCAmos, outros negociamos a execução, terceirizamos a parte que não temos especialidade e com isto iniciamos a atividade de Gestão de Processos. 

Como toda atividade, uma vez na prateleira, acaba sendo negociada e assim iniciamos o PRIMEIRO processo de Gestão de Processos em implementação de Software.

É um fato que nossa equipe não é desenvolvedora de aplicativos, principalmente aplicativos financeiros, muito menos os classificados como Enterprise Resource Planning (ERP), que são sistemas de informação que realizam a gestão de empresas e integram todos os dados e processos da organização. Ao longo da atividade empresarial corporativa, muitos dos problemas percebidos nos clientes, que sempre são colocados como falhas de rede, nos colocam na discussão e com PARCERIA apoiamos as correções das falhas de código nos sistemas. Em sua maioria, estas falhas estão relacionadas com a Equipe de Desenvolvimento do Aplicativo.

Desta forma, mesmo na retaguarda, acabamos assimilando experiência para gestão desta atividade, mesmo sem conhecimento de como se codifica a linguagem de programação.

Nesta primeira atividade desenvolvida, deparamos com um cliente que já estava em fase avançada de implantação, mas com realidade de funcionamento longe, e assim a data de VIRADA muito mais longe. O processo de implantação de Software ou de Rede tem o mesmo princípio, ambos são serviços que atendem ao usuário. O processo de Gestão foi iniciado com mapeamento de onde deveríamos chegar, entendendo a ansiedade do cliente e dos usuários. Em um segundo passo, identificamos onde a implantação estava parada ou pendente.

A VIRADA do sistema está programada e o que neste projeto tem sido diferencial é a PUBLICAÇÃO rápida tanto do resultado esperado como também dos avanços. O registro documentado por escrito, pelo USUÁRIO transforma "uma fala sem compromisso" em um DOCUMENTO com informações comprometidas. O acompanhamento MAPEADO das demandas, pendências e prazo de execução é outro fato importante. Faltou neste projeto, mas teria sido excelente que antes de contratado, o NOVO Sistema houvesse um registro da DOCUMENTAÇÃO dos processos da empresa. Teria facilitado que a empresa desenvolvedora, já customizasse em laboratório as demandas personalizadas do cliente, sem ser preciso fazê-la no período de implantação que acaba sempre comprometendo o produto final.

Desta forma, AGREGAMOS ao nosso portfólio a atividade de Gestão de Processos relacionando a implementação de Software de terceiros acreditando que, esta atividade tem sido desenvolvida ao longo destes mais de vinte anos de atividade, quando criamos o Conceito INDICCA.COM de trabalho e gestão de recursos com foco no resultado. Embora seja um conceito muito conhecido, quando falamos de Tecnologia da Informação é ainda muito pouco amadurecido.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tecnologia Aplicada - Reflexão de USO e EFICIÊNCIA!


Lendo a Revista Diário do Comércio - Análise Agronegócios com o tema "Café e Leite" entendi que estamos todos na mesma condição de evolução: precisando implementar a tecnologia com muita força em nossos negócios! 
  
Fala do Sr. José Edgard da Fundação Procafé: "O produtor tem que ser um empresário e fazer a gestão do seu negócio. A maioria não faz!" 

Estudos da EMBRAPA apontam que a tecnologia responde por 68,1% da produção, 22,3% é o trabalho e apenas 9,6% são responsáveis pela terra. Talvez porque temos muita disponibilidade de terra, o registro de tão pouca relevância para este recurso. Outro registro da pesquisa é que somos na maioria Pequenos Produtores e com pouca ou nenhuma utilização de tecnologia. 

Este problema não é apenas um registro da expectativa de Negócio relacionado à Agricultura, pela experiência de pouco mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação é fácil perceber que a maioria das empresas está da mesma forma muito longe da INFORMAÇÃO e muito mais da TECNOLOGIA  aplicada a informação. 

O processo é cultural! Vivemos em contextos tímidos e de pouca aceitação das novidades e principalmente do novo, fortalecendo que o que está sendo feito há tantos anos não justifica mudar! 

Mas da mesma forma que alguns resistem, outros, ainda poucos, já buscam outros caminhos!  

Escutei uma frase assistindo televisão: "Quem faz negócios hoje com as ferramentas de ontem muito provavelmente não estará fazendo negócios amanhã! 

Considerando todos estes conceitos e entendimentos, melhor avaliar as estratégias, planejamentos e sobretudo os investimentos na tecnologia da informação.  

Lembro-me de um professor que comentava que quando estamos em busca de determinado resultado, temos uma tendência a confiar em nossos próprios "achismos". Isso acontece porque é o que temos mais acesso e o que mais identificamos. Ou seja, encontramos aquilo que queremos encontrar se não nos procurarmos nos basear em dados reais. É preciso mudar esta máxima para não mais "acharmos" e sim planificarmos em números frios, avaliando o que realmente acontece e assim tomando a decisão baseada nas informações precisas. A informação é o segredo deste NOVO modelo. A precisão está no monitoramento dos números, na análise dos dados, criticando o que se entende de errado e buscando coerência nos resultados, apurando a informação e assim aprendendo com este contexto preciso. 

Claro que a INFORMÁTICA é uma excelente ferramenta. Muito mais claro que os APLICATIVOS bem estruturados que entendam as regras de negócios das empresas, facilitam o trabalho. Mas nada disso vai funcionar se não houver AUDITORIA, MONITORAMENTO DOS DADOS, controle efetivo dos erros.  

Lembrando que a COLABORAÇÃO é um dos grandes motivadores desta condição da NOVA empresa. Todos participam de forma transparente e tem responsabilidade com o resultado. 

A questão então foi uma similaridade entre o Agronegócio e as Empresas que precisam de Tecnologia e de Gestão da Informação. Por isto é tão importante a INFORMÁTICA e com isto seus recursos ligados a INTERNET e conexão entre as pessoas que multiplicam os dados e administram estas informações. 

Na dúvida procure um Profissional de TI, com toda certeza ele poderá auxiliar a decifrar estes novos modelos e regras de negócio. 


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quanto do seu dia a dia depende da INTERNET?

É um usuário de INTERNET? Precisa da INTERNET para LAZER ou para TRABALHO, ou ambos?

Sem rede! Sem internet! O que fazer?

Hoje quando percebi que a INTERNET havia caído, percebi que estava no escritório, isolado de e-mail, rede social, de comunicação WEB com a equipe. Na mesma ordem, desconectado dos clientes e fornecedores. Então a questão: como é um problema estar fora da rede! No meu negócio é fundamental estar PLUGADO. Melhor, como é RELEVANTE estar DESplugado e como isto pode comprometer o resultado da minha produção.

INDICCA.COM é um escritório que funciona 100% conectado. A prestação de serviço é de dependência TOTAL desta mobilidade. A condição é RISCO de VIDA, não pode intervir ou monitorar, qualquer falha de recurso, serviço e/ou conexão. No ponto principal, DATACENTER, temos três (3) contingências dado a importância que temos para este recurso. Além de disponibilizarmos backup do backup, ainda temos uma gestão preventiva para garantir que todos os TRÊS estejam funcionando e de prontidão. Respondendo de forma automática, como contingência transparente e em tempo real, sem intervenção, apenas com notificação do STATUS alterado.

Mas nem sempre estou no escritório e com a disposição destes recursos! Como usuário de MOBILIDADE conto com a tecnologia 3G e Velox-Oi na maioria dos pontos remotos de trabalho que tenho atuação. Neste contexto de ALTO RISCO,  ILHADO! Hoje foi um destes dias, fiquei sem Velox-Oi por mais de 4 horas fora do ar. O 3G que é da Vivo funcionou precário. A Oi informou que estava em manutenção em uma TORRE da região e por isto: "Sinto Muito" ficaríamos sem o serviço. Ou seja não estava sozinho, muitos outros usuários estariam na mesma ILHA, ISOLADOS.

Vale uma reflexão, pois como usuário, um só desplugado, o restante da equipe INDICCA.COM estava OPERACIONAL e por telefone acabei, com muito prejuízo de eficiência, dando encaminhamento as demandas que tinha para trabalhar. Mas percebo que muitas empresas tem apenas uma conexão ADSL como PORTA de comunicação com o mundo e estão a MERCÊ desta qualidade RUIM das operadoras, principalmente da Oi que é a que mais tenho vivenciado por ser usuário doméstico deste DESERVIÇO.

Voltando a questão INICIAL: quando é importante ESTAR conectado? Qual o grau de importância que sua Equipe de TI apresenta como Planejamento Estratégico a condição de estar ON LINE? Qual o plano de contingência ou quanto tempo precisa para utilizar uma condição alternativa quando a sua solução principal deixa de funcionar? Este tipo de problema tem sido rotineiro na sua empresa?

Novamente pondero sobre o que fazemos na INDICCA.COM onde a solução de contingência não depende de intervenção MANUAL. Automaticamente a contingência passa a responder e sem prejuízo da qualidade do serviço. Esta preocupação se coloca em função da condição de FUNCIONALIDADE do nossos serviços. Temos MONITORAMENTO de quase 1000 SERVIÇOS  e mais de 300 equipamentos via conexão WEB, acompanhando o CONTEXTO de TI dos CLIENTES, como ação preventiva. Temos clientes conectados aos seus aplicativos hospedados nos nossos servidores com demanda 24 x 7. A importância é significativa e assim trabalhamos o Planejamento estratégico para que as falhas de terceiros não interfiram em nossa QUALIDADE DE SERVIÇO.
Atendimento ao Cliente- Foco na Qualidade!!!!

Diante deste quadro, onde as operadoras em serviços domésticos tem deixado a desejar, contando que prejudicando UM, mesmo que sejam muitos "UNS", a condição é sempre de pouca relevância a reclamação. Sobretudo quando nem a Agência ANATEL tem se comprometido em cumprir seu papel. As empresas que precisam estar com algum tipo de serviço ON LINE precisam desenvolver estratégias para que esta condição aconteça, mesmo que em condições de contingência. Se não tem alguém pensando e convive com falhas repetidas deste tipo problema, melhor PROCURAR com urgência um PROFISSIONAL DE TI e criar estratégias para backup da tecnologia e/ou serviços.
Quem se responsabiliza pela TECNOLOGIA na sua empresa?


Na dúvida procure um Profissional de TI, ele poderá lhe auxiliar a reduzir o RISCO operacional da falta de qualidade dos serviços contratados, inclusive os das operadoras de telefonia.