segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quanto do seu dia a dia depende da INTERNET?

É um usuário de INTERNET? Precisa da INTERNET para LAZER ou para TRABALHO, ou ambos?

Sem rede! Sem internet! O que fazer?

Hoje quando percebi que a INTERNET havia caído, percebi que estava no escritório, isolado de e-mail, rede social, de comunicação WEB com a equipe. Na mesma ordem, desconectado dos clientes e fornecedores. Então a questão: como é um problema estar fora da rede! No meu negócio é fundamental estar PLUGADO. Melhor, como é RELEVANTE estar DESplugado e como isto pode comprometer o resultado da minha produção.

INDICCA.COM é um escritório que funciona 100% conectado. A prestação de serviço é de dependência TOTAL desta mobilidade. A condição é RISCO de VIDA, não pode intervir ou monitorar, qualquer falha de recurso, serviço e/ou conexão. No ponto principal, DATACENTER, temos três (3) contingências dado a importância que temos para este recurso. Além de disponibilizarmos backup do backup, ainda temos uma gestão preventiva para garantir que todos os TRÊS estejam funcionando e de prontidão. Respondendo de forma automática, como contingência transparente e em tempo real, sem intervenção, apenas com notificação do STATUS alterado.

Mas nem sempre estou no escritório e com a disposição destes recursos! Como usuário de MOBILIDADE conto com a tecnologia 3G e Velox-Oi na maioria dos pontos remotos de trabalho que tenho atuação. Neste contexto de ALTO RISCO,  ILHADO! Hoje foi um destes dias, fiquei sem Velox-Oi por mais de 4 horas fora do ar. O 3G que é da Vivo funcionou precário. A Oi informou que estava em manutenção em uma TORRE da região e por isto: "Sinto Muito" ficaríamos sem o serviço. Ou seja não estava sozinho, muitos outros usuários estariam na mesma ILHA, ISOLADOS.

Vale uma reflexão, pois como usuário, um só desplugado, o restante da equipe INDICCA.COM estava OPERACIONAL e por telefone acabei, com muito prejuízo de eficiência, dando encaminhamento as demandas que tinha para trabalhar. Mas percebo que muitas empresas tem apenas uma conexão ADSL como PORTA de comunicação com o mundo e estão a MERCÊ desta qualidade RUIM das operadoras, principalmente da Oi que é a que mais tenho vivenciado por ser usuário doméstico deste DESERVIÇO.

Voltando a questão INICIAL: quando é importante ESTAR conectado? Qual o grau de importância que sua Equipe de TI apresenta como Planejamento Estratégico a condição de estar ON LINE? Qual o plano de contingência ou quanto tempo precisa para utilizar uma condição alternativa quando a sua solução principal deixa de funcionar? Este tipo de problema tem sido rotineiro na sua empresa?

Novamente pondero sobre o que fazemos na INDICCA.COM onde a solução de contingência não depende de intervenção MANUAL. Automaticamente a contingência passa a responder e sem prejuízo da qualidade do serviço. Esta preocupação se coloca em função da condição de FUNCIONALIDADE do nossos serviços. Temos MONITORAMENTO de quase 1000 SERVIÇOS  e mais de 300 equipamentos via conexão WEB, acompanhando o CONTEXTO de TI dos CLIENTES, como ação preventiva. Temos clientes conectados aos seus aplicativos hospedados nos nossos servidores com demanda 24 x 7. A importância é significativa e assim trabalhamos o Planejamento estratégico para que as falhas de terceiros não interfiram em nossa QUALIDADE DE SERVIÇO.
Atendimento ao Cliente- Foco na Qualidade!!!!

Diante deste quadro, onde as operadoras em serviços domésticos tem deixado a desejar, contando que prejudicando UM, mesmo que sejam muitos "UNS", a condição é sempre de pouca relevância a reclamação. Sobretudo quando nem a Agência ANATEL tem se comprometido em cumprir seu papel. As empresas que precisam estar com algum tipo de serviço ON LINE precisam desenvolver estratégias para que esta condição aconteça, mesmo que em condições de contingência. Se não tem alguém pensando e convive com falhas repetidas deste tipo problema, melhor PROCURAR com urgência um PROFISSIONAL DE TI e criar estratégias para backup da tecnologia e/ou serviços.
Quem se responsabiliza pela TECNOLOGIA na sua empresa?


Na dúvida procure um Profissional de TI, ele poderá lhe auxiliar a reduzir o RISCO operacional da falta de qualidade dos serviços contratados, inclusive os das operadoras de telefonia.




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