quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Tecnologia Aplicada - Reflexão de USO e EFICIÊNCIA!


Lendo a Revista Diário do Comércio - Análise Agronegócios com o tema "Café e Leite" entendi que estamos todos na mesma condição de evolução: precisando implementar a tecnologia com muita força em nossos negócios! 
  
Fala do Sr. José Edgard da Fundação Procafé: "O produtor tem que ser um empresário e fazer a gestão do seu negócio. A maioria não faz!" 

Estudos da EMBRAPA apontam que a tecnologia responde por 68,1% da produção, 22,3% é o trabalho e apenas 9,6% são responsáveis pela terra. Talvez porque temos muita disponibilidade de terra, o registro de tão pouca relevância para este recurso. Outro registro da pesquisa é que somos na maioria Pequenos Produtores e com pouca ou nenhuma utilização de tecnologia. 

Este problema não é apenas um registro da expectativa de Negócio relacionado à Agricultura, pela experiência de pouco mais de 20 anos no mercado de Tecnologia da Informação é fácil perceber que a maioria das empresas está da mesma forma muito longe da INFORMAÇÃO e muito mais da TECNOLOGIA  aplicada a informação. 

O processo é cultural! Vivemos em contextos tímidos e de pouca aceitação das novidades e principalmente do novo, fortalecendo que o que está sendo feito há tantos anos não justifica mudar! 

Mas da mesma forma que alguns resistem, outros, ainda poucos, já buscam outros caminhos!  

Escutei uma frase assistindo televisão: "Quem faz negócios hoje com as ferramentas de ontem muito provavelmente não estará fazendo negócios amanhã! 

Considerando todos estes conceitos e entendimentos, melhor avaliar as estratégias, planejamentos e sobretudo os investimentos na tecnologia da informação.  

Lembro-me de um professor que comentava que quando estamos em busca de determinado resultado, temos uma tendência a confiar em nossos próprios "achismos". Isso acontece porque é o que temos mais acesso e o que mais identificamos. Ou seja, encontramos aquilo que queremos encontrar se não nos procurarmos nos basear em dados reais. É preciso mudar esta máxima para não mais "acharmos" e sim planificarmos em números frios, avaliando o que realmente acontece e assim tomando a decisão baseada nas informações precisas. A informação é o segredo deste NOVO modelo. A precisão está no monitoramento dos números, na análise dos dados, criticando o que se entende de errado e buscando coerência nos resultados, apurando a informação e assim aprendendo com este contexto preciso. 

Claro que a INFORMÁTICA é uma excelente ferramenta. Muito mais claro que os APLICATIVOS bem estruturados que entendam as regras de negócios das empresas, facilitam o trabalho. Mas nada disso vai funcionar se não houver AUDITORIA, MONITORAMENTO DOS DADOS, controle efetivo dos erros.  

Lembrando que a COLABORAÇÃO é um dos grandes motivadores desta condição da NOVA empresa. Todos participam de forma transparente e tem responsabilidade com o resultado. 

A questão então foi uma similaridade entre o Agronegócio e as Empresas que precisam de Tecnologia e de Gestão da Informação. Por isto é tão importante a INFORMÁTICA e com isto seus recursos ligados a INTERNET e conexão entre as pessoas que multiplicam os dados e administram estas informações. 

Na dúvida procure um Profissional de TI, com toda certeza ele poderá auxiliar a decifrar estes novos modelos e regras de negócio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário