terça-feira, 3 de abril de 2012

Quando aderir a tecnologia em NUVEM?

A NUVEM é a tecnologia apoiada em SERVIÇOS WEB, relacionada aos conteúdos que geramos em produção corporativa ou pessoal em um espaço IP digital.

O acesso a este conteúdo que está hospedado ou armazenado na NUVEM é sempre feito via conexão a internet.


Hoje, a tecnologia EM NUVEM já é uma realidade para a vida pessoal, com o armazenamento de fotos em redes sociais. Também diversas empresas, já integradas, extrapolam os limites físicos da matriz e filiais e via NUVEM passam a ter presença em muito mais lugares que antes se imaginaria. Muitos com serviços Self Service utilizam o próprio cliente para funções de cadastro e outras ações que demandariam uma loja física, um atendente e um balcão.

Mesmo com tanta tecnologia, tantos serviços disponíveis, ainda estamos longe de ter uma unanimidade ou maioria das empresas com utilização desta modernidade. 

Pelo registro do SITE OLHAR DIGITAL 93% das empresas devem aderir ao estilo móvel de trabalho até 2013.

Extrato de um dos textos: "O workshifting é um estilo móvel de trabalho alterando o local, horário e recursos para otimizar o tempo do profissional. Para algumas pessoas, isso significa levar o trabalho para lugares onde elas encontram inspiração e podem ser mais produtivas. Para as empresas, isso significa reduzir os custos dos negócios e de TI e, ao mesmo tempo, oferecer a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo."

"- a redução dos custos foi apontada como fator por 45% dos entrevistados. 39% mencionaram a possibilidade de recrutar mão de obra em regiões de menor custo, 38% fizeram referência à redução de custos imobiliários e 26% se referiram à sustentabilidade ambiental;"

O registro é impressionante, mas devemos lembrar que a tecnologia depende muito da INTERNET, da QUALIDADE do serviço disponível para todos. Hoje apenas no centro das grandes cidades temos uma  qualidade de link favorável e boa capacidade de performance. São então fatores de restrição a implementação em escala desta tecnologia.

As empresas já estarem com o serviço disponível, pode até ser uma realidade, mas a condição ir para o VAREJO com os usuários acessando e com capacidade operacional de produção, ainda é uma ficção. precisa ser trabalhada com muita disposição. Os usuários, fora da empresa, não tem acesso ou não tem qualidade de serviço para garantir uma boa disposição e produção quando acessando via nuvem.

Vale acreditar, vale encaminhar o Planejamento Estratégico, vale criar as condições para que a tecnologia de tantos benefícios para os usuários e gestores tenham viabilidade financeira e técnica para ser implementada e que possamos usufruir.
A INDICCA.COM montou laboratório, parceria de aplicativos e já disponibiliza a tecnologia e hospedagem em NUVEM para clientes. Hoje hospedamos aplicativos, conteúdo em bancos de dados, endereços privados para cada cliente e gestão de recursos, garantindo segurança e qualidade de serviço para acesso e funcionamento. Na gestão de recursos podemos auxiliar os usuários na identificação de falhas e otimizar no processo de solução, seja pela nossa equipe, ou pelos provedores e operadores dos link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário